TVs concentram verbas de mídia e ampliam tempo de consumo

Os brasileiros estão vendo mais televisão. A constatação é do Kantar Ibope Media, que comprovou por meio de pesquisa a elevação do consumo do meio em mais de uma hora nos últimos 10 anos. Em 2007, a soma diária de aparelhos ligados entre as TVs de sinal aberto e fechado era de 5 horas e 10 minutos, mas em 2016 chegou a 6 horas e 17 minutos. A tecnologia é aliada por permitir sua visualização em várias telas: monitores convencionais, smartphones, desktops e outros dispositivos caudatários da era digital. O TGI (Target Index Group), plataforma do Kantar, indica que a opção por VOD (Video On Demand) teve elevação de 20% e 48% dos telespectadores brasileiros, que têm o hábito de se programar para assistir conteúdos televisivos. O investimento publicitário nas plataformas aberta, fechada e merchandising concentram aproximadamente R$ 96 bilhões, pela métrica do Kantar, que contempla os preços cheios das tabelas dos veículos, sem negociação. O share conjunto do investimento publicitário nesses canais é de 73,8%.
“A TV aproveitou a onda de evolução e transformação do consumo de mídia e vem acompanhando passo a passo o seu público, disponibilizando e integrando seu conteúdo com as mais variadas plataformas, e mantendo, assim, a sua relevância no cotidiano do brasileiro. Cada vez mais ela se apodera dos atributos do digital de flexibilidade, mobilidade e interatividade social, indo além da sua programação linear. Nesse cenário, a televisão se utiliza da conectividade para ampliar e enriquecer a experiência de consumo de conteúdo. O fenômeno Social TV, por exemplo, possibilita uma experiência diferenciada aos telespectadores durante a exibição de um programa. Além disso, o telespectador hoje pode escolher onde e como assistir seus conteúdos favoritos, seja pelo streaming online, por gravações para assistir mais tarde ou por pay-per-view. É importante ressaltar, ainda, que a TV é relevante tanto para os telespectadores como para o mercado publicitário: em média, são veiculados na TV brasileira 2 mil novos comerciais por dia. Só no 1º semestre de 2017, foram 13.800 anunciantes no meio”, explica Melissa Vogel, CEO do Kantar Ibope Media.
Fonte: Propmark, 27/12/2017