Consumo médio de TV cresce nos últimos 10 anos

Consumo médio de TV por indivíduo cresce em mais de 1 hora nos últimos 10 anos, afirma Kantar IBOPE Media
Presente em praticamente todos os lares do país, a TV tem espaço garantido no cotidiano da população. O mundo mudou, a tecnologia evoluiu e a televisão se fortaleceu: na última década, o tempo médio que o telespectador dedicou ao consumo do meio aumentou em mais de 1 hora. Em 2007, eles passavam, em média, 5 horas e 11 minutos assistindo TV por dia. Em 2016, foram 6 horas e 17 minutos dedicados a telinha.
Ano | Total Ligados | Ano | Total Ligados |
---|---|---|---|
2007 | 05:10:58 | 2012 | 05:39:18 |
2008 | 05:15:32 | 2013 | 05:48:43 |
2009 | 05:23:46 | 2014 | 05:52:37 |
2010 | 05:26:53 | 2015 | 06:01:00 |
2011 | 05:37:11 | 2016 | 06:17:05 |
A TV que você assiste hoje já não é a mesma. De analógica para digital, de aparelho convencional para multitelas: a televisão saiu da sala de casa e já pode ser assistida em qualquer local e a qualquer horário. O meio vem evoluindo junto com o seu público e disponibiliza seu conteúdo nas mais diversas plataformas e dispositivos. De acordo com o Target Group Index, o vídeo sob demanda já é usado por 20% dos brasileiros, 9 vezes mais do que esse número representava em 2013. Essa nova maneira de consumir vídeo complementa o alcance da televisão linear: a pesquisa aponta que 48% dos telespectadores brasileiros têm o hábito de se programar para assistir conteúdos de TV, demonstrando que o consumo de acordo com a grade televisiva das emissoras e o consumo não linear coexistem. Os dispositivos e plataformas se complementam para tornar a experiência do telespectador a melhor possível, no momento e no lugar em que ela se encontra.
Na boca do povo – A relevância da televisão nos lares brasileiros é refletida também no mercado publicitário, onde o meio ocupa um espaço importante na estratégia de comunicação de diversas marcas. O Target Group Index aponta que a TV é referência para os telespectadores brasileiros: 53% dizem confiar na televisão para se manter informado, e 44% elegem o meio como principal fonte de entretenimento. A chamada do jornal, o último capítulo da novela, a estreia do reality show e mesmo o comercial se tornam temas na roda de amigos: 54% telespectadores declararam que a propaganda na televisão é interessante e proporciona assuntos para conversar.
Fontes: Kantar IBOPE Media | Target Group Index Br TG 2017 II (2016 2s + 20171s)