Brasil já soma ao menos 71 leões no Festival de Criatividade de Cannes
Maioria das premiadas no Cannes Lions 2017 faz parte do ranking de agências
De acordo com os resultados parciais da premiação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes (também conhecido como Cannes Lions), o Brasil já soma ao menos 71 leões em diferentes categorias, como Print & Publishing, Outdoor, PR, Promo & Activation, Glass, Health & Wellness, Pharma, Innovation, Creative Data, Cyber, Mobile e Direct. Para efeitos de comparação, em 2016 o Brasil acumulou 90 leões.
Segundo Alexandre Zaghi Lemos, do Meio e Mensagem, o Brasil costuma concentrar suas premiações nas áreas de Print & Publishing e Outdoor - um dos motivos pra isso é que as agências do país concentraram suas inscrições nessas categorias, que representam 30% do total de inscrições brasileiras em 2017.
É interessante notar que agências mais premiadas em Cannes, como Almap BBDO, Ogilvy, Y&R e Publicis, costumam fazer significativos investimentos publicitários. Em 2016, cada uma delas investiu ao menos R$ 2,5 milhões em compra de espaços publicitários. Nos resultados parciais de 2017, que consideraram os investimentos publicitários até abril de 2017, cada uma dessas agências investiu a partir de R$ 850 mil em mídia.
Marcas consideradas valiosas pelo ranking BrandZ também brilharam nas premiações. A Heineken, 3ª marca de cerveja mais valiosa do mundo, levou um leão de ouro em Outdoor e um leão de bronze em PR pela campanha The Cliché, realizada pela Publicis.
A Budweiser, 33ª marca mais valiosa globalmente e 1ª marca de cerveja mais valiosa do mundo, ficou com um leão de bronze pela campanha The Debut, feita pela Africa.
O Burger King, 10ª marca de fast food mais valiosa segundo o BrandZ Global e 4ª marca com maior crescimento no ranking, levou um leão de bronze em PR pela campanha Whopper Exchange, da AKQA.
O Wallmart, 31ª marca mais valiosa do BrandZ, se destacou com Prince on the Jersey, da DM9DDB, que levou um leão de bronze em Promo & Activation.
A brasileira Havaianas, 54ª marca mais valiosa do país, também levou 6 leões pelas campanhas realizadas pela Almap BBDO.
Fonte: Kantar IBOPE Media, Kantar Vermeer