Investimento publicitário local e nacional sinalizam retomada em 2016

O investimento publicitário local (Belo Horizonte) em TV aberta, no primeiro semestre de 2016, registrou um crescimento de 7%, comparado com o mesmo período de 2015. Um desempenho expressivo e superior ao volume de compra de mídia do mercado nacional.
De acordo com estudo publicado pelo Kantar Ibope Media, a televisão (aberta, paga e merchandising) foi o principal destino de publicidade no último semestre, seguindo tendência do fim de 2015. Aproximadamente 73% da verba de mídia monitorada no país foi aplicada em TV. Ainda, segundo a publicação, o mercado nacional registrou crescimento tímido de 1% no volume de compra de mídia.
É possível notar sinais de retomada do mercado publicitário, tanto nacional, apesar de mais tímido, quanto local. Os resultados superam as expectativas, principalmente se levarmos em conta a projeção do PIB (Produto Interno Bruto), que foi de retração de 3,3% segundo o Banco Central.
Fonte: Mercado Local - Kantar Ibope Media (Monitor Flex) | Record Minas, Globo Minas, Band Minas, TV Alterosa e Rede TV (Período acumulado de Janeiro a Junho de 2015 e 2016) - Valor tabela.