BH é homenageada em festival gastronômico "Bar em Bar"

Sexta, 08 de Novembro de 2019

Belo Horizonte está prestes a comemorar 122 anos e a história centenária da capital mineira vai ser homenageada em um festival gastronômico. O “Bar em Bar” desafiou 20 bares para desenvolver pratos com preços acessíveis que rementem a pontos turísticos famosos da cidade. 

O bar “Academia Grill”, por exemplo, se inspirou no Viaduto Santa Tereza para desenvolver a “Costela do Viaduto”. A iguaria tem como item principal uma costela bovina de angus assada no bafo e acompanha mandioca gratinada com molho branco, bacon e muçarela.

bar

O Agosto Butiquim criou o "Blá Blá Blá na praça", em referência à Praça da Liberdade. O petisco leva picadinho de língua com bacon à moda cervejeira, discos crocantes e brotos da horta.

2

O “Bolinho com Arte” é a aposta do “Amarelim Prudente”. Em referência ao Palácio das Artes, a iguaria combina linguiça com sour de limão capeta e barbecue de goiabada.

3

Já o “Assacabrasa” vai homenagear o Mineirão com uma costelinha suína defumada com molho barbecue e  fritas. O prato foi intitulado “Costelinha Assanhada".

4

O tradicional torresmo foi o ingrediente escolhido pelo “Bar Ideal” para se destacar em sua criação, que representa o Museu de Arte Moderna da Pampulha. O item principal é pururucado e acompanha mandioca.

5

A icônica Praça do Papa será representada pelo prato do Barção Moreira: um creme de aipim com bacon e quatro queijos, finalizado com couve crispy.

6

Um tartar de banana da terra e french rack suíno. Essa é a combinação criada pelo “Boi Vitório”, que faz referência ao Museu Abílio Barreto.

7

A inspiração na Estação Ferroviária resultou no “Sonhando com o Trem”. O prato do restaurante “Boivindo” vem com frango crocante, torresmo pururuca e quiabo vestido na chuva de queijo canastra.

8

A lembrança de um picnic no Zoológico deu origem a uma combinação de dadinhos de tapioca com geleia picante de abacaxi, pururuca vegetariana e barbecue caseiro, do “Botequim Sapucaí”.

9

A Casa do Baile foi a referência do Chef Tulio International Butiquim para desenvolver o “Filé 1930”: iscas de filé-mignon refogados em manteiga e tempero belo-horizontino servido com salteado de cebola branca, tiras de presunto, ervilhas e batata palha caseira.

10

A bela vista da capital mineira não poderia ficar de fora das homenagens. Inspirado no Mirante das Mangabeiras, o “Chico do Peixe” montou o “Que Belo Horizonte!”, que vem com iscas de tilápia crocantes, mousseline com queijo canastra, molho de goiabada e geleia de maracujá.

11

O “Curin Bar” criou o “Embutido de Solanáceas” com embutido de berinjela, lombo e pimenta biquinho servido com farofa agridoce de maracujá e geleia de gengibre picante. O prato é inspirado na Igreja São Francisco de Assis.

13

No Engenho Dedé, o petisco ‘camarão amazônico’, feito com moranga recheada com camarões puxados no azeite, alho, tucupi e jambu, acompanhados de dadinhos de tapioca, homenageia o Ginásio do Mineirinho.

13

O prato ‘Curral Del Rei e seus sabores’, feito pela Fábrica da Costela para homenagear a Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, é preparado com cercadinho de torresmo à pururuca temperado na cachaça, arroz branco com queijo minas derretido e costela de porco com barbecue de goiabada.

14

Bolinhas de Blend angus com fusões de queijo cheddar ou parmesão são os ingredientes do “Melt balls”, criação do Frat Melt House em referência à Arena Independência.

15

A Casa Kubitschek foi homenageada pelo prato “Beirada do Brejo!”. A iguaria desenvolvida pelo Fürst Tap Room acompanha pernil suíno em cama de mousseline de baroa na essência do queijo meia cura do Serro, lâminas de couve com ervas e chutney de pimenta biquinho com esferas de malte.

16

Pastéis empanados no queijo, recheados com fígado acebolado com jiló, acompanhados com shot de cachaça com abacaxi e geleia de pimentas vão representar Mercado Municipal. O prato “Matula Mineira” foi pensado pelo restaurante Paracone.

17

O “Pop & Kid” preparou “Pastel Municipal”, homenagem ao parque da região Central de BH, feitos artesanalmente recheados com queijo minas, presunto e orégano.

18

O Memorial Minas Gerais foi a referência do “Tio Top” para criar o “Trupico Dona Paula”, uma combinação de frios, embutidos e conservas da casa, acompanhada de pão preto e manteiga da roça.

19

Já a Praça da Savassi será representada por um prato de batata cozida recheada de strogonoff de frango, coberta com queijo parmesão e gratinada, aposta do restaurante “Verdinho”.

20

A 13º edição do Festival Bar em Bar começa nesta quinta-feira (7) e vai até o dia 24 de novembro. Mais informações no site do evento.

Record
Av. do Contorno, 1545 - Floresta - Cep 30.110-005 Belo Horizonte - MG / Telefone: (31) 3217.8200 www.recordminas.tv.br